Covid-19: 51% dos pacientes graves da doença podem apresentar perda de memória

A análise foi feita com 400 pacientes, que se recuperaram das formas moderada e grave da doença

Por Da Redação
Às

Covid-19: 51% dos pacientes graves da doença podem apresentar perda de memória

Foto: FOTO: Ruben Bonilla Gonzalo/Getty Images

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em 2021, mostrou que pelo menos 51,1% dos pacientes analisados apresentaram problemas de perda de memória após infecção pela Covid-19.

A análise foi feita com 400 pacientes, que se recuperaram das formas moderada e grave da Covid-19, avaliados no Hospital das Clínicas, na capital paulista, entre seis e nove meses após a infecção.

Entre esse grupo, 15% dos pacientes também relataram a aparição de sintomas de ansiedade, enquanto 13% mencionaram o estresse pós-traumático, e 8% foram diagnosticados com depressão.

Os participantes foram submetidos a vários testes cognitivos afim de medir habilidades como memória, atenção, fluência verbal e orientação espaço-temporal. 

Segundo o neurocirurgião Fernando Gomes, o estudo demonstra que o Sars-CoV-2 pode causar alterações neuropsiquiátricas, podendo atingir o sistema nervoso central. Nestas situações, o mais adequado é, primeiramente, a consulta com um especialista. O profissional escolhido ser tanto um neurologista quanto um psiquiatra, a depender do quadro.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário